Higienização para os setores de: alimentos, águas, automotivos, bebidas, cozinhas industriais, edifícios e comércio, hospitais, hotéis, indústria metalúrgica e lavanderias
Mudanças de comportamento nos hábitos alimentares começam a impactar de forma global a cadeia de abastecimento. Esta por sua vez, começa a se alongar para dar conta de tal demanda.
Na indústria alimentar, o processo de higienização consiste num conjunto de práticas que tem como objetivo devolver ao ambiente de processamento (superfícies das instalações, dos equipamentos e utensílios).
A prevenção de doenças de origem alimentar depende de cuidados na produção, manipulação dos produtos crus e preparação do produto final. Perigos podem ser introduzidos desde a fonte de produção até à mesa do consumidor.
As indústrias de alimentos, pela própria natureza de suas operações, acumulam sujidades e resíduos alimentares que, após o processamento do alimento, devem ser eliminadas.
A limpeza manual é recomendada para situações em que a higienização mecânica não é aplicável.
A imersão pode ser realizada com ou sem agitação, sendo utilizada para a lavagem de pequenas peças de equipamentos desmontáveis.
O processo de higienização por spray pode ser efetuado a baixas ou altas pressões. O aparelho é constituído de uma pistola e injetor. Por meio dele, são aspergidas água para pré-lavagem e enxaguamento e, ainda, soluções detergentes e sanificantes. É importante, nesse processo, a utilização de agentes químicos que não afetem os manipuladores.
O processo é efetuado por circulação das soluções de limpeza, detergentes e sanificantes, por meio de bombas e pelo uso de recursos especiais como “sprays”, que espalham as soluções de limpeza ou sanificação por toda a área do equipamento que deve ser limpa e, ou sanificada.
A principal aplicação desse procedimento é na remoção de microrganismos contaminantes de ambientes. Utilizam-se equipamentos que produzem uma névoa da solução sanificante, por exemplo, à base de amônia quaternária, que reduz em níveis aceitáveis os microrganismos presentes.