Evolução da indústria alimentícia, números e novas exigências em termos de limpeza

Mudanças de comportamento nos hábitos alimentares começam a impactar de forma global a cadeia de abastecimento. Esta por sua vez, começa a se alongar para dar conta de tal demanda.

Na indústria alimentar, o processo de higienização consiste num conjunto de práticas que tem como objetivo devolver ao ambiente de processamento (superfícies das instalações, dos equipamentos e utensílios).

A prevenção de doenças de origem alimentar depende de cuidados na produção, manipulação dos produtos crus e preparação do produto final. Perigos podem ser introduzidos desde a fonte de produção até à mesa do consumidor.

Tipos de Higienização

As indústrias de alimentos, pela própria natureza de suas operações, acumulam sujidades e resíduos alimentares que, após o processamento do alimento, devem ser eliminadas.

Higienização manual

A limpeza manual é recomendada para situações em que a higienização mecânica não é aplicável.

Higienização por imersão

A imersão pode ser realizada com ou sem agitação, sendo utilizada para a lavagem de pequenas peças de equipamentos desmontáveis.

Higienização por meio de equipamentos spray

O processo de higienização por spray pode ser efetuado a baixas ou altas pressões. O aparelho é constituído de uma pistola e injetor. Por meio dele, são aspergidas água para pré-lavagem e enxaguamento e, ainda, soluções detergentes e sanificantes. É importante, nesse processo, a utilização de agentes químicos que não afetem os manipuladores.

Higienização por circulação (CIP)

O processo é efetuado por circulação das soluções de limpeza, detergentes e sanificantes, por meio de bombas e pelo uso de recursos especiais como “sprays”, que espalham as soluções de limpeza ou sanificação por toda a área do equipamento que deve ser limpa e, ou sanificada.

Higienização por nebulização ou atomização

A principal aplicação desse procedimento é na remoção de microrganismos contaminantes de ambientes. Utilizam-se equipamentos que produzem uma névoa da solução sanificante, por exemplo, à base de amônia quaternária, que reduz em níveis aceitáveis os microrganismos presentes.

Veja os nossos produtos da Newdrop Química aplicados nos mais diversos segmentos

Solicite seu pedido agora

Vamos Conversar?